Navio cargueiro ancorado no Porto de Rio Grande, RS, em novembro/2022.
Fonte da imagem: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
Segundo informações do G1, publicadas no dia 02/10/2023, neste ano, "o Brasil atingiu uma marca histórica de exportações." Isso significa que, no momento, "estamos vendendo muito mais para outros países do que comprando deles". O resultado dessa conta, que é o saldo da balança comercial brasileira, até agosto de 2023, já foi maior do que todo o ano passado, e no mês de setembro passou dos US$71 bilhões, o equivalente a R$361,5 bilhões.
O aumento expressivo da balança comercial, já havia sido evidenciado pelo Brasil em outros anos, um desses sendo em 2010. Porém no nesse ano, a diferença de que a causa foi por conta de uma variação de preços das commodities que são "produtos em estado bruto" - como petróleo e a soja. Os preços desses produtos estavam mais autos em 2010, do que hoje. E as vendas e produções aumentaram.
O G1 informa também que a agropecuária é o principal fator para esse crescimento. Em 2010, 11% das vendas eram representados pelo agro. "Hoje, um quarto dos produtos que saem do país vem do agro. Já a participação da indústria de transformação caiu de 66,3% para 53,2%".
Conforme o G1, na fazenda do agricultor Rodrigo Pavel, em Dourados, no Mato Grosso do Sul, "o crescimento veio acompanhado da tecnologia". Com o investimento na irrigação, nas máquinas e em sementes melhores, aumentou a produção de milho e soja em aproximadamente 40% em 13 anos.
Fonte da notícia: g1.globo.com
Ana Karolyna Vieira Ala
Ketlyn Monteiro Barboza dos Santos
2º Ano – Ensino Médio
Escola Emérita Duarte - Cívico-Militar
Biguaçu - SC
Blogger Comment
Facebook Comment