Cientistas que contribuíram para criar a vacina contra Covid ganham Nobel de Medicina

Katalin Karikó e Drew Weissman já tinham ganhado prêmios anteriores juntos por sua descoberta — Foto: AP Foto/Eugene Hoshiko - Fonte da imagem e legenda original: https://g1.globo.com


Segundo o G1, o prêmio Nobel de Medicina foi concedido na segunda-feira, 02/10/2023, aos cientistas Katalin Kariko e Drew Weissonan,  pelo o estudo da vacina contra a COVID. 

Os cientistas Katalin Kariko e Drew Weissman receberam o Prêmio Nobel de Medicina por seu estudo que permitiu o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19. Eles descobriram uma maneira de modificar o RNA, o que possibilitou a produção rápida de vacinas a partir de material sintético.  

 

De acordo com site G1, o prêmio científico deu aos pesquisadores o reconhecimento internacional e tambémm o valor de 11 milhões de coroas suecas, o que equivale a R$ 5.028.100,00 pela cotação do dia 24/10/2023.  

 

A cientista Karioko, que é natural da Hungria, “durante a sua pesquisa, enfrentou desafios, como o ceticismo acadêmico, a despromoção no trabalho e até a ameaça de deportação o dos EUA”, informa o G1.  

 

A escolha dos vencedores foi bem recebida no mundo científico. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, parabenizou os cientistas pelo Prêmio Nobel de Medicina. 

 

O rei Suécia, Carl XVI Gustav, entregará os prêmios em uma cerimônia em Estocolmo, dia 10 de dezembro de 2023, no aniversário da morte de Nobel.  

 

Fonte da notícia: https://g1.globo.com

 

Caroliny do Carmo 

Isadora Vieira Landim 

2º Ano – Ensino Médio 

Escola Emérita Duarte - Cívico-Militar 

Biguaçu - SC 

Compartilhar no Google Plus

Sobre Prof. Reginaldo Amorim

Professor de Língua Portuguesa e Literatura da Escola Emérita Duarte - Cívico-Militar. Mestre e doutorando em Linguística pela UFSC.
    Blogger Comment
    Facebook Comment