4ª Feira de Ciências. Foto: Silvana Pereira de Jesus |
Segundo a
professora Marluce Cabral, assessora de direção, um dos maiores desafios para a
realização dessa atividade diferenciada na escola foi “conseguir incentivar os
alunos a participarem” da feira, pois segundo ela, muitos não estavam
interessados. Na opinião da professora, deveria ser “um trabalho coletivo que
todos fizessem e que os professores conseguissem ficar mais na sala junto com
os alunos”. Por outro lado, ela destaca que “os alunos que se empenharam para
fazer gostaram do trabalho que foi realizado” e, como tudo que se faz na escola
é voltado para eles, isso já é o bastante para a satisfação dos professores.
Para a professora
de artes, Scheila Greggio Fajardo, a importância da Feira de Ciências é estimular
a curiosidade dos alunos para que busquem “novos conhecimentos, além do que
está sendo trabalhado em sala de aula”. Ela acrescenta que, “não é só a escola
que fornece conhecimento, mas sim todo o meio”, como na internet, nos livros, na
convivência do dia a dia e através da família e, tudo esse conhecimento que o
aluno adquire e levará consigo para a faculdade. Scheila ressalta que o evento
poderia ter sido melhor se tivesse tido o comprometimento de todos, já que
alguns participantes fizeram “alavontê”.
Um dos
coordenadores, professor Marcelo, destaca que “a importância da Feira de Ciências
é situar o aluno no universo da pesquisa, porque estudar é pesquisar”. Ele
salienta que o grande legado desse tipo de atividade na escola é a metodologia usada
na prática da pesquisa pelo aluno, independente do objeto de estudo e, depois de
pronto, saber apresentar para o público “as fontes de conhecimento e
informações diversas através do objetivo e da justificativa”.
Kaylane R. da Silva
Suellen da Rosa Pereira
7º Ano, Turma 72 –
PENOA
Kelwvyn Bujes Silveira
6º Ano, Turma 62 –
PENOA
Escola Alexandre
Sérgio Godinho
Biguaçu – SC
Blogger Comment
Facebook Comment